A intenção dessa atividade é que os alunos entendam como funciona a leitura do consumo de energia. Após a visita a Companhia de Energia Elétrica, no laboratório de informática, o professor deve explicitar aos alunos que a questão da sustentabilidade torna-se cada vez mais importante em nossa sociedade, pois a relação entre o homem e a natureza constitui uma questão vital para a sobrevivência do nosso planeta. Abordar o tema da sustentabilidade a partir do consumo de energia elétrica se faz necessário, visto que o Brasil desperdiça bilhões de dólares em luzes desnecessariamente acesas, longos banhos, máquinas desreguladas e equipamentos obsoletos. E por isso, a necessidade de conscientizar a população sobre o consumo racional.Mas então, como podemos ajudar a controlar o consumo de energia?   

Com os alunos reunidos em grupo (pode ser o mesmo grupo da atividade inicial), pesquisem na internet como funciona o sistema de coleta de dados para leitura do consumo de energia e o funcionamento do relógio medidor.
Sugestão de sítios para pesquisa:
http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/eletricidade_relogio.html  
http://www.liganessa.com.br/professor/troca/impresso1.pdf  
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/veiculos_de_comunicacao/RPM/RPM47/RPM47_07.PDF

Os grupos podem buscar outros sítios. É importante que grupos registrem suas observações a partir da pesquisa.
Depois da pesquisa, de volta à sala de aula, os grupos devem apresentar suas produções, explicitando aos demais os dados que coletaram. De posse disso, o professor pode projetar (ou distribuir em impresso) o seguinte encaminhamento, sempre provocando, questionando e construindo junto com os grupos:
Para medir o consumo de energia elétrica instala-se nas residências um medidor (relógio de luz). Nele o funcionário da companhia de energia elétrica, faz a leitura mensalmente. A partir da leitura é calculado o valor do consumo de energia elétrica a ser pago pelo consumidor (boleto da conta de luz).

No interior aparecem quatro mostradores (parecidos com os mostradores de um relógio), cada um com um ponteiro, e um disco que gira quando algum aparelho elétrico ou lâmpada está funcionando. O movimento do disco é transmitido, através de um sistema de engrenagens, aos ponteiros. Apesar de ser difícil observar o movimento dos ponteiros em um curto intervalo de tempo, eles se movem. Quanto mais energia se consome, mais rápido giram o disco e os ponteiros. Esses ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.
Da direita para a esquerda temos: o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Cada volta completa que o ponteiro dá, equivale ao deslocamento de uma unidade do ponteiro que o antecede. Os ponteiros da unidade e da centena giram no sentido horário e o da dezena e milhar giram no sentido anti-horário.
Professor, para fixação você pode trabalhar com os alunos o seguinte recurso:
Porque a energia elétrica é tão importante? 

Em uma residência, foi verificado a existência de alguns aparelhos que utilizam energia elétrica para seu funcionamento: TV, Radio, Geladeira, Ferro Elétrico, Chuveiro e Lâmpada Incandescente.
Nesta residência moram quatro pessoas: Pai (45 anos), Mãe (40 anos), filha (18 anos) e o filho (15 anos). A noite, todas as pessoas da casa se reúnem para ver televisão a noite num período de 3 horas diárias, ou seja, da 19:00h – 22:00h. Essa família tem hábito de ouvir o rádio 3 horas por dia, das 9:00h da manha às 12:00h da tarde. O ferro elétrico é usado 1 vez por semana em um período de 1h. O chuveiro é diariamente usado pelo: Pai 10min, pela Mãe 15min, pela filha 20min e o filho 15min, de forma que, diariamente a família utiliza o chuveiro durante 60min = 1 hora. Na residência existem somente lâmpadas incandescentes, que são utilizadas ao longo do dia num total de 6 horas. A geladeira fica ligada direto.
Ao pesquisarmos as potencias dos aparelhos, obtemos o seguinte:
TV 29” = 110 W
Radio pequeno = 10 W
Geladeira = 90 W
Ferro = 1000 W
Chuveiro = 3800 W
Lâmpada = 100 W
Fonte: http://www.interativo.com.br/sc2/attachments/175_POTENCIA%20MEDIA.pdf
Problema 1Qual dos eletrodomésticos indicados, gera maior gasto durante um mês em kw/h. Qual o custo em reais?
Resolução:
Observar o custo de energia nas faturas. Aqui no caso vamos simular um valor de custo = R$ 0,30.
Para isso, precisamos utilizar a seguinte fórmula:
       P.D.h
E = ---------- onde, E é a energia consumida pelo eletrodoméstico; P é a potência; D é o numero de dias de uso; h é o numero de horas.
       1000
Elaborar uma tabela pode ajudar na visualização.
Quem gera maior gasto é o chuveiro elétrico. O custo mensal da família é R$ 34,20.
Problema 2Proponha que os alunos desenvolvam no caderno um gráfico (pizza) para que possamos entender melhor o gasto de energia consumido por essa família.
Resolução:
Com o gráfico pode-se ter mais claro que o aparelho que mais gasta energia elétrica é o chuveiro.
Problema 3O que pode ser feito para reduzir o consumo de energia deste aparelho?
Resultado: Se diminuirmos em 10 min o total de banhos diários teremos 50 min total de banhos (0,83h)
       3800W.30.0,83
E = ------------------
             1000
E =  94,62 KW h/mês, o equivale a uma redução mensal de 19,38 KW h/mês. E em reais a economia é de R$ 5,81
Professor converse com os alunos que podemos diminuir o uso de alguns aparelhos na casa, e com certeza, haverá uma redução de reais mensal.
Problema 4Desenvolva essa atividade em sua casa, a partir dos dados levantados na sua família.
Para desenvolver esse problema, o professor pode propor aos alunos que acessem o recurso, Em casa: quem gasta mais? Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12905. Esta simulação mostra uma família que deseja descobrir como gasta a energia elétrica em casa. Para ajudar essa família a economizar na conta de energia, o aluno deverá calcular a potência e o tempo de uso de cada aparelho elétrico utilizado por cada membro da família.
 Em casa: quem gasta mais?
Problema 5Após o levantamento dos dados da família e do consumo desenvolvido, os alunos podem concluir o material instrucional que iniciaram com o professor de Língua Portuguesa, identificando quais eletrodomésticos consomem mais energia, bem como, possibilidades para se fazer economia. Cada aluno pode socializar o material elaborado com seus familiares, a partir de suas compreensões.

AOSANI, M., BOELTER, A. E., SCARTON, C. R. Modelagem Matemática em Energia Elétrica. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/modelagem_energia/index.html, acesso em 26 mai. 2010.    
MONTEIRO, A.; POMPEU, G. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.   
SCHIRLO, A. C., SILVA, S. C. R., PINHEIRO, N. M. Energia Elétrica: uma sugestão de atividade para despertar a cidadania http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo7.pdf, acesso em 26 mai. 2010 

Disponível em: http://www.cpfl.com.br/Portals/12/flash/energia_com_seguranca.swf   



0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

TRADUZIR